31 de janeiro de 2010

Viva a Vergonha Nacional



Os contos picarescos que durante anos se contaram contra s frades, desacreditaram-nos de tal modo, que o seu EXTERMÍNIO se tornou uma necessidade pública. É preciso fazer o mesmo contra o Rei e contra a família real, contra todos os homens públicos; porque em o povo os vendo a todos como devassos e ladrões, do povo subirá quem os extermine e todo o povo bem dirá a sua morte. A república há de sair do pleno descrédito da monarquia e dos monárquicos.’ Republicano Anarquisado Pag. 56 DOSSIER REGICÍDIO-O Processo Desaparecido

E há uma clara sensação de Deja Vu, 100 anos depois...

O Verdadeiro 'Sem-tenário' da República



“Creio que teremos a república em Portugal, mais ano menos ano: mas, francamente, não a desejo, a não ser num ponto de vista pessoal, como espectáculo e ensino. Então é que havemos de ver o que é atufar-se uma nação em lama e asneira. Falam da Espanha com desdém - e há de quê - mas eles, os briosos portugueses, estão destinados a dar ao mundo um espectáculo republicano ainda mais curioso; se a república espanhola (a 1ª) é de doidos, a nossa será de garotos. - A grande revolução, meu caro, só pode ser uma revolução moral, e essa nãos e faz de um dia para o outro, nem se decreta nas espeluncas fumosas das conspirações, e sobretudo não se prepara com publicações rancorosas, de espírito estreitíssimo e ermas da menor ideia prática”. Antero de Quental, in Carta a João Lobo de Moura, 1873

7 de janeiro de 2010

100 Anos de Podridão

Dizia Goebbels, Ministro da 'Informação' de Hitler, que 'uma mentira repetida muitas vezes passa a verdade'. Mais ainda, quando essa mentira é ensinada nas escolas, com o alto patrocínio do Estado.
Ainda que por vezes seja a ignorância a falar e não a intrujice.

Chama-se a isto, querer ganhar a todo o custo. Algo a que os republicanos nos habituaram desde há já mais de 100 anos.
Mas apesar de estarem bem instalados há quase um século, ainda convém manter as aparências, não vá alguém reparar que neste cento de anos com a marca 'república', têm se somado sobretudo desgraças - económicas, sociais, políticas, militares, etc. para Portugal - o que demonstra bem a total inutilidade da mudança de regime, a não ser para os que se alcançaram o poder, e a todo o custo o tentam manter.

Voltando ao tema das comemorações de uma falácia - quando mete um orçamento de 10 milhões de Euros saido directamente do depauperado Orçamento de Estado - ou seja, dos bolsos dos contribuintes - isto passa a ser um caso de má fé - gato por lebre, ou melhor, propaganda em vez de informação.

A República vai nua e ninguem repara... menos ainda enquanto lhe deitam areia para os olhos e espuma para os ouvidos...