15 de julho de 2007

Imbecilismo ou Iberismo?

A propósito da sugestão do nosso laureado, José Saramago:
A ideia não é tão disparatada assim, da maneira que isto está, tanto faz ser governado por Portugueses "bastardos" que pôem os interesses próprios ou os de 3ºs à frente dos do país, como por Bruxelas ou Madrid, com "autonomia" parlamentar, cultural e linguística... a ideia nem é nova e já foi tentada várias vezes, desde a Idade Média ao Séc. XX... Se ofende os "brios" lusos, mostrem mais brio em prol do desenvolvimento do país e dos valores nacionais... ou foi para "isto" que os nossos antepassados tanto lutaram?
Afinal de contas, já damos nomes estrangeiros a carros e passamos por espanhóis lá fora, sem termos as regalíias sociais, o IVA mais baixo e o combustível mais barato, que apenas os extremenhos Portugueses gozam...
Naturalmente faz pouco sentido, ao fim de práticamente 900 anos, irmos agora formar uma união contra-natura, motivada essencialmente por desânimo e frustação com o rumo de Portugal, e oferecermo-nos de mão estendida ao nosso maior rival histórico, em estado subserviente - e esse é o grande pecado da útopia de Saramago, que ninguém lhe perdoa. Pode até ser um visionário, um profeta e até não errar muito quando vaticina uma "comunidade ibérica", mas nunca nos termos que referiu - como uma "autonomia" dependente do poder centralizador de Madrid... já agora, porque não uma união Ibérica com sede em Portugal e autonomias espanholas?

2 comentários:

Anónimo disse...

Hola,
Perdonad, pero no se escribir en portugués.
Soy una catalana hija de una gallega y un andaluz.
Hace años que, al margen de la polémica que tenéis en Portugal sobre el Iberismo, yo digo que soy ibérica y no española, simplemente por el hecho de que mi familia fue represaliada e incluso torturada por Franco en nombre de "España", porque el españolismo intentó acabar con las diferentes identidades que convivían en España para sustituirlas por el ideario nacional-católico español...
Digo que soy ibérica porque me siento de esta tierra por encima de la política, porque os veo a los Portugueses como un pueblo hermano y no solo vecino.
No sé si es conveniente que esta idea se traslade a las estrategias geopolíticas, en todo caso, si lo hace, debería ser para superar el centralismo castellano españolista y nunca para que Portugal se sometiese a Madrid, al revés, lo deseable sería que dejásemos atras el imperialismo español y el complejo de victima portugués (catalán también). A catalanes y gallegos nos podríais salvar los Portugueses.

Creo que Saramago simplente quiso escandalizaros para despertar el debate, es un hombre muy inteligente. Sospecho que sus ideas no van encaminadas por una fusión de España y Portugal sino más bien por una superación de ambas.

Bueno, en todo caso, como diríamos en Catalunya "aixó nomes és fer volar coloms"

Un saludo,
xandra

NRC disse...

Olá Xandra,
foi um prazer ler o seu comentário - não escreve Português e eu não escrevo nem Castelhano nem Catalá, mas ainda assim nos entendemos. Nisto o douto Saramago tem razão, somos Ibéricos, e de resto, concordo com a Xandra - que é um exemplo de uma Ibéria viva, herdeira de 3 maneiras de sentir a Peninsula - Saramago quis, acima de tudo, despertar o debate e lembrar que Portugal não pode continuar de "espaldas" voltadas para o interior da Peninsula.
Não concordo, porém, com o "complexo de victima" Português - desconfiança, talvez; mas o grande sentimento dominante dos Portugueses é de unidade nacional -algo que é provávelmente incompreensivel para Galegos, Andaluzes ou Catalãns, mas para nós é fruto de quase 900 anos de indepêndencia, identidade e história vivida como um povo só... sim, talvez com uma Ibéria sem Espanha, de Estados livres e igualitários, podemos sentir verdadeiramente que somos Ibéricos - centralismo, talvez só o de Bruxelas... =D
Obrigado pela visita e um "saludo" especial!