1 de abril de 2007

Dia dos Melgas

Apesar de ser "Dia das Mentiras", o que se segue é tristemente sério. Ao mesmo tempo, calha bem, porque este dia também se poderia chamar "dia dos políticos", dada essa ser a ferramenta que mais usam, na sua actividade diária (vide ilustração).

Se há coisa que me faz rugir de indignação (vide ilustração), essa coisa é o malbaratar perdulário dos recursos do país, em especial daqueles que são recolhidos a custo de todos nós, através da carga fiscal.
A única explicação para a aparente serenidade com que os Poortugueses recebem notícias gravíssimas como "Tribunal de Contas dá puxão de orelhas aos 3 últimos governos" - dinheiro esbanjado dava para construir 4 AerOtas, etc., a única explicação (para além de haver muita gente a comer do mesmo bolo), é mesmo estas notícias não o serem, pois não é novidade nenhuma que por "controle de contas" quer-se dizer, afinal, controlar apenas as finanças dos contribuintes, de modo a que a clientela política possa presentear-se principescamente com o sacrifício da plebe. Quem disse que o Feudalismo desapareceu? De tal forma o servilismo está integrado na sociedade Portuguesa, que a maioria das pessoas não é capaz de questionar, e mais importante ainda, responsabilizar aqueles que têm como missão servir o país e o povo (vide ilustração)!!! Mas o complexo de inferioridade, de deferência ao "Sr. Doutor" e do Caciquismo, condiciona de tal forma a mentalidade da população (vide...etc.), que pouco mais se arrisca que um tímido "puxar de orelhas"... no mínimo, os (ir)responsáveis por irem contra, não só as normas mas também a moral do "serviço público", merecem, pelo menos, ficar sem as orelhas, à boa maneira medieval, assim como aos ladrões eram-lhes amputadas as mãos que cometiam o latrocínio.
O que isto quer dizer, algo gráficamente, é que "admoestar" apenas, não chega. As condutas que lesam propositadamente o Erário Público têm que ser responsabilizadas e penalizadas - e obrigadas à devolução das somas!!! Quem têm cargos de responsabilidade, não é só para recolher pensões, ordenados e outras regalias - deve prestar contas, até ao último cêntimo, de todo o dinheiro que movimenta em nome do "cargo", sendo responsável por devolver, a seu próprio custo, todo o dinheiro que tenha sido mal gasto e que não seja justificável. É inaceitável? Basta apenas alguma lógica económica doméstica, responsabilidade e honestidade. De certeza que existem muitos Portugueses qualificados, a receber neste momento menos de mil Euros por mês, dispostos a aceitar um cargozinho, a bem da nação...

Sem comentários: