30 de setembro de 2007

Apelo aos Animais

Embora a madeira tenha deixado de ser a matéria prima primeira, o seguinte texto, de autor incógnito, ainda permanece actual:


Ao Viandante,

Tu que passas e ergues para mim o teu braço

Antes que me facas mal, olha-me bem

Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de Inverno

Eu sou a sombra amiga que encontras

Quando caminhas sob o sol de Agosto

E os meus frutos são a frescura apetitosa

Que te sacia a sede nos caminhos.

Eu sou a trave amiga da tua casa,

A tábua da tua mesa,

A cama em que descansas e o lenho do teu banco

Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada,

A madeira do teu berço e do teu próprio caixão

Eu sou o pão da bondade e a flor da beleza

Tu que passas, olham-me bem… e não me faças mal.

A Árvore

Sem comentários: